Wagner Cinelli, nascido no Rio de Janeiro em 07/11/63, é instrumentista, compositor e arranjador.

Iniciou-se no piano clássico aos 6 anos e a partir dos 13 estudou violão popular com Carlos Delmiro. Morou e estudou música nos EUA por 1 ano (1981/1982).

Começou sua carreira como tecladista do grupo “Hein?”, que era formado por Helio Graça-Filho (guitarra), Carlos Abrantes (bateria), Fernando Costa (baixo) e, no vocal, Vinícius Conrado (Vinny).

Complementou seus estudos com o maestro Paulo Moura.

A partir de 2003 passou a gravar e tocar com o percussionista Laudir de Oliveira (ex-Chicago), com apresentações no Mistura Fina, Arlequim, Casa de Cultura Estácio de Sá, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Cultural Poder Judiciário, Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Midrash Centro Cultural, Rio de Janeiro Country Club, Iate Clube do Rio de Janeiro, Design na Praça (Quadrado da Urca) e Clube Monte Líbano, dentre outros.

Apresentou-se também ao lado de Cris Delanno (cantora), Luís Carlos Miele (cantor e apresentador), Leila Maria (cantora), Rogério Souza (violonista – Nó em Pingo d’água) e Augusto Mattoso (baixista).

Lançou o CD Wagner Cinelli Instrumental em 2004, com 16 composições suas, com participações, dentre outras, de Valmar Amorim (cavaquinho – ex-Época de Ouro) e João Hermeto (percussão – Orquestra Republicana).

Participou do CD Justiça Musical, produzido pela AMAERJ, em 2006, com duas músicas de sua autoria (Catwalk e Nuvem de Mel).

Sua composição Catwalk foi finalista na categoria instrumental do Great American Song Contest 2006 e na categoria jazz do John Lennon Songwriting Contest (JLSC) 2007. Bourbon com Cachaça (Bourbon and Rum, em inglês) foi finalista na mesma categoria do JLSC em 2011.

Gravou o DVD Caminhos em 2011, que contém músicas instrumentais suas e também clássicos da MPB.

O CD Shalom Salam, com participação especial de Gabriel Moura e Lui Coimbra na faixa Rapunzel, contém 14 músicas, todas de sua autoria. Lançado em 2012, juntamente com o livro de mesmo título, que conta com prefácio de Jorge Mautner e traz um conto que prega o respeito ao outro.

Fundou, juntamente com Matheus von Krüger, Laudir de Oliveira, Didier Fernan e Tino Junior, o Urca Bossa Jazz, em 2012.

Os quatro integrantes do “Hein?” se reencontraram, em 2014, por conta dos 30 anos do disco de vinil lançado pela banda. Wagner, Helio, Carlos e Fernando apresentaram-se no Ecoshow, em Botafogo, em 06/09/14, gravando novo CD com músicas do grupo.

Lançou, na semana de aniversário de 70 anos de Raul Seixas (28/06/45), o clipe Saudades do Raul. Música e letra de Wagner. Gravado por Urca Bossa Jazz no Supernova Estúdios. Animação de Gabinete das Artes / Design de Comunicação.

“Um compositor que traz a luz com um mundo sonoro eclético, surpreendente e sofisticado.”
Paulo Moura, maestro

“Wagner Cinelli se revela mais um ótimo compositor brasileiro com muitas variedades melódicas e estilos rítmicos.”
Rogério Souza, violonista, compositor e arranjador